À ATENÇÃO DOS PORTUGUESES

À ATENÇÃO DOS PORTUGUESES

 

            À A T E N Ç Ã O  D O S  P O R T U G U E S E S

      U T O P I A? -. ÓTIMISMO ,ESPERANÇA, FUTURO

Tenho verificado que ultimamente são notícias negativas, alarmantes e desmotivadoras as mais divulgadas pela Comunicação Social. Referências ao momento difícil que atravessamos, ao desemprego existente, à baixa produção. Ao custo de vida, aos juros da dívida soberana. Às falências que, derrotistas, se vão sucedendo. Ao crédito mal parado, à morosidade da justiça. À subordinação ao FMI. Ao preço das rendas das casas.

Aproveitando a impunidade que a liberdade de expressão dá, laçam-se dúvidas e suspeitas veladas sobre a competência ou idoneidade de pessoas altamente colocadas. Escalpeliza-se com deleite o caso do BPN. Falam de ações compradas a baixo preço por políticos, com garantia de chorudos ganhos futuros. Do enriquecimento ilícito. Da corrupção e dos desfalques, normalmente envolvendo pessoas que consideramos acima de qualquer suspeita - o que nos faz ficar mais chocados. Tudo isto nos é servido com grande destaque e em doses industriais nos periódicos que lemos.

Somos um país de gente boa e romântica, dada ao pessimismo, ao fatalismo, à nostalgia. Descrente das suas potencialidades, que  encontra  consolo  na tristeza, no lamento (não é por acaso que o Fado, que tanto aprecio, é a canção nacional…). Com baixo nível de escolaridade, crédula e ingénua. As notícias mais apreciadas são as que vão ao encontro desta nossa mórbida maneira de ser. Os jornais, a Comunicação Social, sabem disso. É a faceta que mais  exploram  por  ter  mais venda. A informação que tem mais procura.

Mas não se deverá fazer qualquer coisa para inverter esta situação? Julgo que sim. E, já que não se pode contar com os órgãos de Comunicação Social tradicionais, porque não aproveitar a internet, cada vez mais popular, para tal fim? 

Daí o sugerir a criação de um blogue com informação capaz de combater ou pelo menos desvalorizar, a fornecida por esses jornais.

A intenção deste blogue será, tentar combater o desalento e descrença nas nossas possibilidades, que a leitura de tais notícias provoca. Contribuir para estimular a auto-estima dos portugueses. Dar-lhes moral e esperança para não baixarem os braços. Chamar-lhes a atenção para os nossos compatriotas que têm êxito. Para os que não desistem de o alcançar. Para os muitos que são considerados e distinguidos no estrangeiro. Para os elogios que aí tantas vezes nos fazem. Para as qualidades que eles nos encontram e que, entre nós, desvalorizamos, no exercício de autoflagelação que nos caracteriza. Para os negócios e parcerias de negócios que têm sucesso. Focar os prémios e aplausos que o nosso espírito inventivo e aventureiro tem recebido. (Não esquecendo os desportivos). 

Enfim!..situações de menor ou maior interesse mas nas quais temos tido êxito. E que, ao pesquisar, surpreendeu-me agradavelmente, são mais do que pensava. 

Notícias capazes de nos  criar  ótimismo, orgulho de sermos portugueses. Demonstrativas de que não somos os pobres diabos da periferia da Europa, que  os  média, num provincianismo masoquista, dão a entender.

Carlos Patrício Álvares